segunda-feira, 27 de maio de 2013

Revolução em Mim



E ai meus amores, como vão vocês?
Estreando meus posts aqui, finalmente e com louvor, dando uma movimentada no blog, haha.
Muito bem. Fiquei pensando bastante sobre o que eu iria falar, e resolvi entrar de cabeça nesse assunto que eu sou completamente apaixonada: LIVROS!
Quem não ama entrar debaixo das cobertas com um chocolate quente, ouvindo os pingos de chuva lá fora enquanto descobre mundos e universos em páginas de pura nobreza e magia?
Já deu para perceber que sou uma amante de livros, não é? Uma típica leitora fissurada.
E hoje eu vim trazer para vocês um título brasileiro, e talvez inusitado: Revolução em Mim, de Marcia Kupstas.
Revolução em Mim foi um livro que li na sexta série a pedido da escola e encontrei há poucos dias enquanto fazia uma limpa no meu rack. Confesso que não fiquei muito animada no começo, mas ao lê-lo percebi que tem um enredo do tipo que você sente prazer em saborear. Aqui vai, para vocês, a sinopse: 

"Dois momentos: em 1984, Maria Rita tem 15 anos e vive o ano da revolução em si mesma. Os pais se separam, e ela vai morar com a avó em um bairro simples, conhece algumas dificuldades financeiras e descobre o amor na figura de Tiago, que participa do movimento político das Diretas-Já. Em 1990, a moça Maria Rita reflete sobre o que aconteceu e percebe o quanto é importante mudar e enfrentar a vida, relatando sua história - que se confunde com a história do nosso próprio país. A revolução, a grande virada na vida de uma adolescente, no mesmo ano em que mudanças aconteceram no país."

Incrível, não é? Eu tenho milhares motivos para adorar esse livro. Mas o principal é que, além de contar a história do governo ditatorial brasileiro, citando grandes revoluções e datas importantes, também se conta a história de Maria Rita, sobre tudo o que ela passou com a mudança para a casa da avó, conta sobre seu amadurecimento, sonhos, relacionamentos, e também conta o que ela acha de tudo isso já adulta!

A autora conseguiu misturar história com romance, com uma vida adolescente, com opiniões jovens e amadurecimento comportamental. Mostra a evolução dos pensamentos de Maria Rita, de como ela era e de como ela é, e talvez tenha sido isso que me cativou.

Por fim, não vou contar mais para não estragar a leitura, mas “Revolução em mim” é com certeza um livro que irei reler no futuro.

Abraços.


2 comentários:

Daniele Cristinah disse...

Sempre vai ser bacana falar de livros nÉ!
Garota de bom gosto você; rs...desejo boa sorte com o novo blog!
Beijos!

Sabrina Paes disse...

Sempre, hehe
Obrigada pela visita e pelo elogio, Dani!
Beijos!

Postar um comentário